SEMINÁRIOS

A educação é efetivamente o meio chave para libertar os povos de toda escravidão e fazê-los subir de condições de vida menos humanas a condições mais humanas”, levando em conta que o homem é o responsável e o artífice principal do seu êxito ou do seu fracasso. Documento 4 da Conferência de Medellín.
A educação tem que assumir todos os aspectos da vida que vão do cotidiano, ao trabalho, mas também aos sonhos e às esperanças das pessoas, comunidades e movimentos.Paulo Freire.



I Seminário de Educação Integral

"A permanência interessada da criança na escola depende do quanto conseguimos fazer com que ela se identifique com a escola, do quanto fazemos ela perceber que é bem-vinda na escola e que a escola está articulada com o local onde ele vive, com o que ele valoriza e com o que ele sonha" Marcia Florencio, gerente de educação do CIEDS no I Seminário de Educação Integral de Varzea Grande (MT). Mesa de autoridades que assinaram o Pacto pela Educação Integral de Várzea Grande, hotel Hits, setembro de 2016.
Apresentação das OSCs. Resultado do trabalho em grupos.

II Seminário da Rede de Territórios Educativos – Essa ciranda não é minha só

Realizado em novembro de 2017, na Faculdade Católica de Mato Grosso (Sedac), em Várzea Grande.

III Seminário da Rede de Territórios Educativos – Essa ciranda é de todos nós

Realizado em novembro de 2018, na Igreja Batista Nacional, em Várzea Grande. Trabalho em grupo: Oficina de material reciclado.

IV Seminário da Rede de Territórios Educativos

“Os Impactos das Redes de VG”. Realizado em novembro de 2019, na Igreja Batista Nacional, em Várzea Grande com Adele Diamond.
Apresentação do trabalho em grupo.

V Seminário da Rede de Territórios Educativos

Transmitido pelo canal do Youtube.

VI Seminário da Rede de Territórios Educativos

No dia Internacional da Cidade Educadora a Rede de Territórios Educativos de Várzea Grande (RTE-VG) promoveu o seu VI seminário! A RTE-VG é uma articulação que foi formada em 2015. Começou como um projeto piloto, tornou-se um programa e hoje é referência para outros Estados. O objetivo é fortalecer a educação integral, estimulando a atuação em rede pelas organizações do terceiro setor e secretarias de educação, defesa, saúde e assistência social do município.


Através de uma Parceria Estratégica com a Fundação Itaúsocial a RTE-VG realizou o VI Seminário com o Tema: Quais os desafios e oportunidades para transformar Várzea Grande uma Cidade Educadora? O evento foi híbrido, presencial e transmitido pelo canal do Youtube da RTE-VG através do link: https://www.youtube.com/channel/UCs07IaB_hQ8K2L_VmEsynsQ


Reunir os atores sociais para celebrar a 6ª. edição da culminância anual das boas práticas para o fortalecimento da educação integral de crianças e adolescentes do município e refletir sobre os desafios e as oportunidades para transformar Várzea Grande uma cidade educadora foram os objetivos do Seminário.

FAÇA PARTE

Junte-se a nossa equipe, e faça a diferença na vida de uma criança