QUEM SOMOS

A “Rede de Territórios Educativos de Várzea Grande” (RTE-VG) é uma articulação que existe desde de meados de 2015 para integrar as relações entre diversos atores das organizações civis e do poder público que atendem crianças, adolescentes e mulheres (chefes de família), objetivando potencializar os serviços e fortalecer a educação integral no município.



Por iniciativa da Fundação Itaú Social e implementação do CIEDS (organização sem fins lucrativos com sede no Rio de Janeiro) a RTE começou em Várzea Grande e tornou-se referência para demais cidades que desenvolvem o programa “Redes”.



Pouco mais de um ano depois da sua implantação, na data de 19/09/2016, um Pacto pela Educação Integral foi assinado por várias organizações da sociedade civil e do poder público assumindo o compromisso em contribuir para o desenvolvimento das políticas públicas de assistência social, educação, defesa e saúde.


Desde então muitas conquistas ocorreram em nosso território, citando apenas como exemplo, a RTE-VG participou da seleção do edital FIA/ITAÚ SOCIAL 2019, ficando em segundo lugar no rigoroso processo de escolha e foi contemplada com 500 mil para executar o projeto Territórios Conectados Educam, cuja finalidade era dar sustentabilidade a esta estratégia de descentralização política.


A RTE-VG não tem CNPJ (cadastro nacional de pessoa jurídica) porque é uma iniciativa de organização de Centro Vazio, trocando em miúdos: sua estrutura de decisão é horizontal, suas ações são executadas de forma descentralizada pelos participantes, os membros atuam de forma autônoma e interligada para cumprir o objetivo comum.


Essa rede de solidariedade veio com uma proposta diferente de todas as demais: não teria data para terminar! Isso dependeria da vontade de seus integrantes. Inicialmente a Rede contou com a valorosa contribuição de duas articuladoras locais: Josandra Carmona e Sheila Gomes. Com o tempo foi criada uma coordenação para gerir as ações da rede. É importante compartilhar que uma grande sinergia foi instalada entre os participantes.


As reuniões de trabalho começaram a se intensificar, vieram as formações, as oficinas de lideranças colaborativas, os Encontros Territoriais e Ampliados e o que, originariamente era chamado de projeto Rede de Educação Integral se transformou no programa Rede de Territórios Educativos.


QUEM FAZ PARTE DA COORDENAÇÃO DA REDE

· Associação Várzea Grandense Pró Atividades Esportivas (AVA)


· Centro de Equoterapia Nativo


· Liga de Reestruturação das Irmãs Ofendidas nos seus Sentimentos (LÍRIOS)


· Pastoral da Mulher Marginalizada (PMM)


· Rotary Internacional Distrito 4440


· Secretaria Municipal de Assistência Social


· Secretaria Municipal de Defesa Social


· Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer (SMECEL)


· Secretaria Municipal de Saúde


FAÇA PARTE

Junte-se a nossa equipe, e faça a diferença na vida de uma criança